Em 6 de janeiro, os três Reis Magos presentearam Jesus e iniciaram a tradição de presentear no Natal |
Em janeiro de 2016
Para quem comemora as festividades natalinas, em muitos lugares do mundo, 6 de janeiro, o sexto do ano no calendário gregoriano, é o dia em que a maioria pensa que se desmonta o presépio e, adaptando para a realidade brasileira, as árvores de Natal.
Apesar de muita gente acreditar que deve desmontar o presépio e a árvore de Natal no "Dia da Epifania", mais conhecido como "Dia de Reis", a data certa para desmontar o presépio corretamente é sempre no dia seguinte à Solenidade do Batismo de Jesus, quando se encerra o Tempo do Natal. Esta é uma solenidade sem data fixa e, em 2016, a "Festa do Batismo do Senhor" será no domingo, 10 de janeiro, dia em que começa o Tempo Comum na Liturgia.
Livro espírita foi lançado em 6 de janeiro de 1868 |
Em 6 de janeiro de 1964, Rolling Stones estreava primeira turnê de todas |
Dia 6 de janeiro também é consagrado à Senhora do Destino, na mitologia celta e, voltando à data cristã, em países como a Rússia e Etiópia, na África, é a comemoração do próprio Natal. Em outros, como a Espanha, é chamado "Dia de Reis", quando as crianças, que esperam da véspera ou o próprio Natal, dias 24 e 25 de dezembro, como em algumas nações, até essa data, finalmente recebem os presentes, pois quem os entrega não é "Papai Noel", mas os três reis magos Melchior, rei da Pérsia, Gaspar, rei da Índia, e Baltazar, rei da Arábia que, segundo consta, poderiam ser astrônomos, pois observaram uma estrela incomum e a seguiram até a região em que estava o recém-nascido Jesus.
Obra de 1917 foi vandalizada em 6 de janeiro de 2006 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário